SHORIN RYU

Kobayashi (小林) Shorin-ryu (小林 流) ( Shorin-ryu ) é a escola de karate de Okinawa Shorin-ryu fundada por Choshin Chibana .

Shorin-ryu (小林流 ou 松林流 ou 少林流?) é um dos mais antigos estilos de Karate, originário de OkinawaShorin é a pronúncia japonesa da palavra chinesa Shaolin, que quer dizer “Pequeno Bosque“, sendo assim, como Ryu significa estilo, Shorin-ryu seria o “Estilo do Pequeno Bosque“.

Depois do falecimento de Anko Itosu, Choshin Chibana, que era um de seus principais alunos, planeava continuar a treinar e ensinar o mesmo estilo de karate ensinado por seu mestre, mantendo-se o nome de Shorin-ryu. Todavia, como pelo mestre foram usados os ideogramas “sho” (小 miúdo, jito) e “rin” (林 bosque), mas estes também podem sonar como “ko” e “hayashi”, respectivamente, a escola também foi chamada de Kobayashi, sua intenção era prestar tributo ao templo Shaolin.

 

As raízes do estilo Shorin-ryu se confundem com as raízes do próprio karate e remontam ao fim do século XVIII, na ilha de Okinawa. Àquela época, a ilha era a sede do hoje extinto Reino de Ryukyu, que englobava todas as ilhas do Arquipélago de Ryukyu, hoje pertencentes ao Japão. A periodização histórica utilizada será baseada na vida dos mais importantes Mestres do estilo Shorin-ryu.

Shorin-ryu, por ser o primeiro estilo criado, foi o estilo central para a criação de diferentes estilos.