Karatê

HACHIJI DACHI
Posição natural. Pés a 45º. Pernas afastadas à largura das ancas.
HEISOKU DACHI Pés juntos e paralelos.
MUSUBI DACHI
Calcanhares juntos. Ponta dos pés virada a 45º para fora. Utilizada na saudação em pé (Ritsurei).
HEIKO DACHI Pés paralelos e afastados a uma largura de ancas.
TEIJI DACHI
Pés em T. Um pé ao lado do outro. O pé direito alinhado pelo meio do pé de trás. Distância entre pés: 1 pé.
REINOJI DACHI
Pés em L. Um pé ao lado do outro. O pé direito alinhado pelo calcanhar do pé de trás. Distância entre pés: 1 pé.
KAKE DACHI Posição dos pés cruzados.
(KOSA DACHI)
ZENKUTSU DACHI
Perna da frente flectida, tíbia vertical. Perna de trás esticada. Pés afastados (em linhas paralelas) à largura das ancas. A distância entre os pés (longitudinal) é variável. Ancas de frente. Tronco vertical e descontraído. O peso do corpo está a 70% sobre a perna da frente.

zenkutsudachi2

KIBA DACHI
Pés paralelos e afastados (a 2 larguras de ancas), joelhos em flexão, peso do corpo distribuído a 50% em cada perna. Tronco vertical, direito e descontraído. Os pés devem ficar no alinhamento vertical dos joelhos
KOKUTSU DACHI
Perna de trás flectida, suportando 80% do peso do corpo. Perna da frente flectida com o calcanhar ligeiramente levantado. O pé de trás está orientado perpendicularmente em relação ao pé da frente. Tronco de perfil e descontraído. A anca, o joelho e o pé de trás devem ficar num alinhamento vertical.
NEKO ASHI DACHI
A perna de trás suporta 90% do peso do corpo. Joelhos flectidos e apontando para a frente. Calcanhar do pé da frente completamente levantado. Pés juntos. Tronco de frente.
FUDO DACHI
Posição intermédia entre Zenkutsu e Kiba Dachi. Peso do corpo entre 60 a 70% sobre a perna de trás. Perna de trás flectida. Tronco de perfil e descontraído.
SANCHIN DACHI
Pés a uma largura de ancas e virados para o interior. Joelhos ligeiramente flectidos. Tronco direito. Peso do corpo a 50% em cada perna. Ancas de frente. Abdominais, adutores e nádegas em contracção. Um dos pés está avnçado cerca de um pé em relação ao outro.
TSURU ASHI DACHI
Posição sobre uma perna (dta./esq.). Tronco direito e virado para a frente. Posição de equilíbrio. Perna direita dobrada com o peito do pé em contacto com a parte posterior da articulação do joelho esquerdo.
Fonte: APK-DO